segunda-feira, 17 de março de 2014

Ora, Bolas!



Dias atrás, após longo e tenebroso inverno afastada de meu blog, postei um breve poema, ainda em estado embrionário, chamado Cansei de Cansar. Como de hábito, divulguei tal “feito” para meus contatos e recebi uma mensagem de uma adorada amiga e exímia tradutora, Janaína, dizendo, “Estou afundada em prazos e tarefas, mas queria te dar um ‘oi’ e dizer que espero que continue a escrever!”. Voltamos a trocar e-mails e em um deles nasceu uma croniquinha - termo “roubado” de meu amigo, o professor José Augusto Carvalho, a qual gostaria de partilhar com você.


Jana,
Gostaria de agradecer-lhe pelo incentivo que me deu para continuar a escrever. Abri um arquivo em meu desktop que chamei de "Reflexões Diárias" e sempre que algo me chama a atenção ou tenho uma ideia, eu o abro e coloco meus pensamentos "no papel". Tem sido um exercício fantástico. 

Às vezes, o que me chama a atenção pode ser algo corriqueiro como o simples fato de uma garota jogar displicentemente uma caixinha de chicletes na calçada, sendo que há uma lixeira a poucos metros de distância (e mesmo que não houvesse, dane-se. Coloca a porcaria da caixinha no bolso da calça e a joga fora na lata de lixo de casa. Ponto!).

Mas sabe por que o fato tanto me chamou a atenção? Eu vi a caixinha na calçada e pensei que ela talvez tivesse caído da bolsa da tal mocinha. Preocupada chamei: "Ei, ei!". Ao perceber que ela estava com um fone de ouvido, acelerei o passo, abaixei para pegar a dita caixinha e foi aí que me dei conta de que esta estava vazia. A garota simplesmente a jogara fora. Intrigada, passei ao lado da garota só para observá-la. Ela, obviamente, tão entretida em si, nem notou minha proximidade - assim não notaria a de um estuprador -, e continuou a andar displicentemente. Com a mesma displicência, que jogou a tal da caixinha; com que, provavelmente, trata os que lhe são próximos; com que, provavelmente, trata o mundo ao redor; com que provavelmente trata...



Resposta de Janaína

Ah linda! Adorei seu texto! Começou devagarinho e quando vi eu já estava ao seu lado vendo a cena e querendo pegar a caixinha. Obrigada pela mini viagem.

Um beijo!




Nenhum comentário: