sábado, 25 de maio de 2013

O AUTOVALOR DA


Não alimente o ódio, o rancor e a indignação dentro de ti – eles só te farão refém, mantendo-te preso ao passado, a um lugar onde não queres estar.  Mira no futuro. Talvez aquilo que te faz sofrer hoje é o que te impulsionará a um porvir gratificante.

Cláudia Coelho


O texto abaixo foi escrito com o intuito de mostrar o valor da autoestima a um grupo de crianças - fruto de famílias disfuncionais - que participam de um projeto de evangelização sem qualquer vínculo religioso.



Certo dia uma professora da “Escola da Vida” entrou na sala de aula e percebendo que seus alunos estavam muito tristes resolveu lhes contar uma história.

“Era uma vez um ser muito sábio e amoroso; ele tudo sabia e tudo via, mas vivia triste, pois estava só.
Então, certo dia, ele teve uma ideia. Decidiu criar outros seres, filhos, “à sua imagem e semelhança”, ou seja, parecidos com ele, no entanto, não exatamente iguais a ele, e colocou dentro de cada um uma sementinha que eles teriam de cultivar – regar todos os dias – para que ela desse frutos.
E assim foi feito.

Os alunos escutavam as palavras da professora com atenção. 



No entanto, a água que deveria ser usada para regar a semente era muito especial e vinha da fonte da autoestima.”
- Fonte da autoestima? Mas o que é isso professora? Perguntaram os alunos.
- Bem vamos começar do começo. Respondeu a professora. O que é estima?
- Essa eu sei! Disse uma das alunas. Estimar é gostar, apreciar.



- Muito bem! Respondeu a professora. E, então, o que é autoestima? Perguntou com o dedo indicador apontando para o peito e continuou. É gostar de si mesmo, apreciar o que a gente faz, ter prazer no nosso dia-a-dia, acreditar que vamos conseguir conquistar o que queremos. Isso não quer dizer que sejamos perfeitos, mas gostar da gente mesmo é bom demais!

- A gente tem de se valorizar! Berrou outro aluno do fundo da sala.



- Isso mesmo, com nossas qualidades e defeitos. Temos de ter orgulho daquilo que fazemos, de quem somos; acreditar que temos a capacidade de superar as dificuldades e obstáculos que temos pela frente. Mas, continuou a professora, não se esqueçam de que é importante respeitar os outros e suas diferenças. Gostar da gente é muito bom! Mas não podemos acreditar que outra pessoa seja menos do que nós só por que ela é diferente - tem outro jeito de falar, tem outra religião, tem outra cor de pele – isso é tolice. Lembrem-se de que aquele que nos criou colocou uma sementinha diferente dentro de cada um de nós, portanto não somos iguais. Quando vocês virem alguém fazer algo de bom, busquem seguir o exemplo; quando alguém fizer algo de mau, de nada adianta criticar. Se ele for seu amigo, alguém de quem você gosta, dê “um toque”, se não for, deixe de lado. O Criador nos deu o livre-arbítrio, ou seja, somos livres e responsáveis por aquilo que escolhemos fazer de nossa vida.
Portanto, não se esqueçam de valorizar seus verdadeiros amigos, pois o verdadeiro amigo não é aquele que só nos elogia e acha que tudo que fazemos é bom. O verdadeiro amigo é aquele que de vez em quando nos dá um “puxão de orelha”, mas faz isso porque nos ama e quem ama cuida. Nossos amigos são mensageiros do Criador.


Mais uma coisa sobre a autoestima. De vez em quando erramos, mas como o mundo em que vivemos é uma escola, o importante é aprender com nossos erros.   

E por fim a professora disse:

- É verdade que por vezes, quando olhamos em volta, nos sentimos injustiçados, nos revoltamos, temos inveja – o que só faz mal para nós mesmos - tantos têm muito mais do que nós, mas será que eles são felizes? Não sabemos. Conheço muitas pessoas que tudo tem em termos materiais, mas nada, em termos espirituais - pessoas vazias, que vivem em um mundo de aparências, sem amigos verdadeiros – um dos maiores presentes que podemos ter, pois eles são raros e como dizem, podem ser contados nos dedos de uma só mão. Esses que parecem tudo ter vivem cercados de interesseiros, gente em quem não podem confiar. Que tristeza!!!

A vida que você tem hoje é tudo que possui e ela pode levá-lo a crescer e evoluir. Basta saber como usá-la. Nosso Criador, que tudo sabe, nos colocou no lugar certo para que a gente possa evoluir. A vida é como um trampolim onde você pula, pula, pula, pega impulso e voa. Quantas pessoas bem sucedidas não tiveram uma infância humilde, vieram de lares desestruturados, tristes, moraram em lugares horríveis e com força de vontade e perseverança conseguiram seu espaço no mundo – afinal, cada um de nós tem o seu lugar reservado, basta regar a sementinha com a água especial da fonte da autoestima e a do amor, que o Criador também colocou dentro de todos. Coloque amor em tudo que faz – essa é a maior força que temos. Por vezes achamos este mundo injusto, mas aquele que tudo sabe, que observa o universo de cima, faz tudo do jeito certo, na hora certa.

Não alimente o ódio, o rancor e a indignação dentro de si – eles só o manterão preso ao passado. Mais uma vez, não se sinta injustiçado. Mire no futuro. Quem sabe se aquilo que o faz sofrer hoje, se bem utilizado, não será exatamente o que o levará a um futuro feliz?  Quantas flores lindas não nascem no deserto?


Portanto, meus alunos, desejo a vocês muito amor e um Bom Dia! Lembrem-se: um dia só é bom quando colocamos nele coisas boas; caso contrário ele será um mau dia e tenho certeza que nenhum de vocês quer isso.

E, como lição de casa vou dar a vocês a seguinte tarefa: escrevam em uma folha de papel tudo que querem para sua vida, pensem sobre como podem consegui-lo e bola para frente. Façam como o jogador de futebol que mira no gol, monta a jogada e enfia a bola na rede; como o corredor que mira na linha de chegada e corre atrás de seu objetivo sem olhar para os lados para não se distrair. Mas, lembrem-se de que todos eles treinaram muito, superaram suas dificuldades, riram e choraram e por fim, chegaram lá. Assim como vocês chegarão. Tenho certeza!


- Ah! Mais uma coisinha: agradeçam todos os dias o dom de estar vivo. A vida é o maior presente que recebemos do Criador! Façam dela o melhor que puderem!




Em seguida, soou o sinal do recreio, e todos se retiraram da sala, com um sorriso nos lábios e outro no coração!
Com um beijo em sua autoestima,
Cláudia Coelho




Cláudia Coelho

Nenhum comentário: