terça-feira, 27 de novembro de 2012


A ORIGEM DA CEIA NATALINA





Há momento mais propício para falar do ritual da ceia de Natal do que este?

De acordo com alguns, a origem da ceia natalina foi a Saturnália - uma festa anterior à Era Cristã, comemorada na Roma antiga, durante a qual eram servidos ao povo verdadeiros banquetes. Como a festa terminava em 25 de dezembro, a ideia da mesa farta veio a ser incorporada ao Natal. Em seguida, já na Era Cristã foi criada uma analogia entre esta data e a última ceia de Cristo quando ele e seus discípulos comemoraram a Páscoa dos judeus.
No entanto, todos os autores pesquisados concordam em um ponto: o sentido de confraternização entre amigos e familiares atribuído a este ritual teve origem há algumas centenas de anos, quando europeus que habitavam pequenos vilarejos nesta data deixavam a porta de sua casa aberta para receber os peregrinos que por lá passavam convidando-os para comungarem da refeição que lhes era oferecida. Eis porque o Natal tornou-se uma data de celebração e confraternização entre amigos e familiares. Uma época de reverência ao Cristo, ao ungido, ao Sagrado presente em cada um de nós.




 A ORIGEM DE ALGUNS COSTUMES NATALINOS


A tradição do peru natalino originou-se nos Estados Unidos por conta do Dia de Ação de Graças, o qual foi instituído pelos colonos para celebrar a benção da primeira grande colheita. Vale frisar que o povo indígena já criava perus antes da colonização inglesa e foram eles que serviram a carne da ave durante a festividade, daí o hábito de consumir peru para celebrar datas importantes.


As frutas secas, por sua vez, representam o solstício de inverno, ou seja, a mais longa noite desta estação no hemisfério norte. Para os romanos cada uma delas tinha um significado especial: as avelãs evitavam a fome, as nozes relacionavam-se com a abundância e prosperidade e as amêndoas protegiam dos efeitos da bebida. Portanto as frutas secas colocadas à mesa de Natal são mais do que um alimento: prometem a ausência da fome, da pobreza, além da proteção contra os excessos da bebida.  


Por fim, assim como aqueles que abriram suas portas para receber os peregrinos


Neste Natal,
Abre a porta de teu espírito para receber a luz do Amor Divino
e a compartilhe com aqueles que te são caros
na Ceia da Fé, Paz, Sabedoria, Amor e Prosperidade. 
E sustenta teu corpo, assim como tua alma,
com o alimento puro que emana da Mãe Terra.


Cláudia Coelho





PS: VISITEM O POST DE 25 DE NOVEMBRO - UM CONVITE PARA QUE PRESTIGIEM A  FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS DO IBIRAPUERA QUE OCORRE TODOS OS SÁBADOS DAS 7H ÀS 13H  CUJOS ORGANIZADORES TANTO ME INSPIRARAM NA CRIAÇÃO DESTE BLOG  E ONDE DISCUTIREMOS ESTE E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO RITUAL DO ALIMENTAR-SE NO DIA PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE 2012, ENTRE AS 11 E AS 12 HORAS.

Nenhum comentário: