domingo, 13 de janeiro de 2013


CAMPANHA DO ORÁCULO DO PÃO DE 12, 13 E 14 DE JANEIRO DE 2013

RESGATE

COLABORE COM ESTA CAUSA


Dia desses estava em casa, me preparando para ir ao trabalho, quando resolvi  checar minha caixa de entrada de e-mails.

Qual não foi minha surpresa quando me deparei com uma mensagem encaminhada por meu irmão Eduardo, às 23h19 do dia anterior - 08 de janeiro de 2013. 

Esta logo me chamou a atenção, pois Edu além de ser uma pessoa que dorme cedo, não fica caçando na Internet correntes para encaminhar a seus amigos virtuais (nada contra quem o faz, muito pelo contrário) - mas ele só envia e-mails quando acredita serem eles realmente relevantes, e o texto dizia:


Se tiver aí sem fazer porra nenhuma escute o link abaixo”.

Abs.
Coelho 

Livros mais vendidos no Brasil

Acredito que provavelmente quem estava fazendo “porra” nenhuma era ele -  talvez tivesse perdido o sono, preocupado com os negócios, não sei, mas o tom displicente do e-mail,  contrasta imensamente com o conteúdo do link que ele enviara: a primeira parte da palestra do filósofo, mestre e doutor em educação pela PUC-SP, Mário Sérgio Cortella, realizada durante o seminário FAMÍLIA, ESCOLA E CIDADANIA, da EPB de Santa Catarina – o título, “Não nascemos prontos”.

Curiosa, decidi ver do que se tratava, mesmo me arriscando a chegar atrasada ao escritório. Qual não foi minha surpresa ao ver que o tema era o mesmo que hoje tanto tem ocupado minha mente e coração: “A perda e a necessidade do resgate de relações autênticas e éticas – consigo, com o próximo, com o mundo ao redor. A emergência da mudança de nossa noção de tempo”.

Com certeza, não foi por acaso que ao ver o vídeo dei-me conta de que há um movimento coletivo cujo foco é a urgência do resgate do ser humano, sem o que o homem continuará, cada vez mais, a se afastar de sua essência e a buscar a felicidade imediata. Portanto, em vez de criar um Manual de Resgate, decidi lançar uma Campanha em prol do Resgate da Autenticidade das Relações.

Seguem abaixo alguns exemplos que corroboram minha percepção:


Marcos Rojo, César Deveza e Monja Coen

- O programa “Caminhos Alternativos” de 05 de janeiro de 2013 da rádio CBN (segue link abaixo) foi dedicado ao momento mais marcante do programa em 2012 – a edição de “Viver para Sentir” evento criado em comemoração ao aniversário de quatro anos da “caminhada” de Fabíola Cidral e Petria Chaves. O   programa, gravado ao vivo no Itaú Cultural em 21 de outubro de 2012, contou com a participação da Monja Coen, fundadora da comunidade Zen Budista do Brasil; do médico César Deveza, colaborador do projeto PROSER da FMUSP; de Marcos Rojo, instrutor de ioga, professor da USP e da Palas Atenas; do Barbatuques, grupo de “percussão corporal” e uma platéia de 300 ouvintes/caminhantes.
Durante o programa todos os entrevistados, além de enfatizarem a importância de resgatarmos o humano em nós, de percebermos o universo que nos circunda, de estarmos presentes, sugeriram práticas para promovermos mudanças em nosso dia a dia tão “fast food”.  


Ideograma Chie/Sabedoria

- Também merece destaque a crônica de Walcyr Carrasco, publicada na revista Época, edição de 14 de janeiro, intitulada “A Felicidade Obrigatória”,na
qual ele cita a noção de felicidade atual como um troféu a ser exposto e declara: “O modelo de felicidade que está aí não me atrai. Prefiro viver  sentimentos mais profundos”. 

- Por fim, gostaria de salientar que a maior parte das pessoas com quem tenho entrado em contato, não sei se movidas pela energia do início do ano, ou por uma necessidade intrínseca, estão cada vez mais voltadas a entrar em contato com sua verdade interior e tê-la como parâmetro para direcionar seus esforços. 

Pretendo tratar cada um dos temas acima com mais profundidade. Mas, fica aí, uma introdução a qual já dá o que pensar – caso você ainda tenha tempo para isso.
Bjs. orgânicos,
Clau Coelho

PS: Caso queira ler a matéria e ver fotos sobre o programa Caminhos Alternativos publicada no site da CBN, acesse: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/caminhosalternativos/tag/cesar-deveza/
Se preferir ouvi-la na íntegra, acesse:



O Refletir

Nenhum comentário: