quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013



ORÁCULO DE CINZAS E DA QUARESMA DE 13 E 14 DE FEVEREIRO DE 2013


(Dois em Um)

E AGORA, JOSÉ?




A FOLIA ACABOU,
A LUZ APAGOU,
O POVO SUMIU,
A NOITE ESFRIOU,
E AGORA, JOSÉ?
E AGORA VOCÊ?


E AGORA BRASIL?




Adaptação do poema "José",


de Carlos Drummond de Andrade




QUARESMA





Tempo de tirar a máscara,

É sempre bom lembrar, não pelo aspecto religioso, mas pelo simbolismo e caráter ritualístico, que hoje tem início a Quaresma: do latim quadragesìma,ae (sc. pars, dies) 'quadragésima (parte)'.

Este período de quarenta dias, que se inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, dia da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém que foi acolhido pelo povo com os ramos da alegria e gratidão, é seguido pela semana Santa que tem como ápice o Domingo de Páscoa – a festa máxima do Cristianismo, durante a qual é celebrada a ressurreição de Cristo. 

É um tempo de reflexão, de resgate espiritual e de resguardo no qual o católico se aproxima de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são exortados a comparar seu modus vivendi com a mensagem cristã expressa nos Evangelhos e, com base nesta, buscar a evolução do espírito e o crescimento pessoal.
Independentemente, de sua crença, acredito que o objetivo maior da quaresma possa ter ressonância em todos nós: buscar durante esse período meditar sobre o que pretendemos atingir e por quê, ter a atenção voltada para o próximo e, por fim, resgatar o divino em nós. 
Não, por acaso, a Campanha da Fraternidade também tem início na Quarta-Feira de Cinzas.

Fraternidade: do latim fraternìtás,átis 'parentesco entre irmãos’.

Beijos fraternos,
Cláudia Coelho







Nenhum comentário: