domingo, 24 de fevereiro de 2013


ORÁCULO DO DOMINGO ENSOLARADO DE 24 DE FEVEREIRO DE 2013

INTEGRIDADE


"Integridade é agir com retidão mesmo quando não estamos sendo observados"


Hoje, ao acordar, abri a janela para “ver” o dia: o sol brilhava lá fora, o céu estava azul, mas meu interior se encontrava em um verdadeiro turbilhão emocional.

Minha primeira reação foi sentir-me péssima comigo mesma, culpada de meus sentimentos, afinal domingo é tradicionalmente um dia de alegria - dia de sair para passear, pedalar, estar com a família, tomar cerveja com os amigos...


Mas eu não queria fazer nada disso.

Precisava, desesperadamente, ficar comigo, cuidar de mim, me ouvir – o que considerei ser um ato de coragem: afinal, quantos não preferem alienar-se de si, alienar-se do que sentem? 

Optei, finalmente, por arrumar a casa. Para mim não há nada melhor do que uma boa faxina para organizar meu interior e, de repente, ao dedicar-me à tarefa de lavar a louça, que diga-se de passagem, se acumulava há dias, lembrei-me do CD  que me fora dado por uma amiga, contendo mensagens sobre a relevância dos pensamentos e sentimentos que nutrimos, mas que até então estava guardado na prateleira e resolvi escutá-lo. Enquanto cumpria com minhas "tarefas domésticas" ao som do CD, meus pensamentos e sentimentos foram, pouco a pouco, ficando mais claros, o turbilhão perdeu a força, dilui-se, o aperto no peito se foi, e o que restou foi a consciência do que sentia e qual deveria ser minha atitude em relação a isso e, assim, descobri o valor da introspecção. 


Li, tempos atrás, que a melhor forma de lidar com nossas dificuldades emocionais, com nossos sentimentos não é deixá-los de lado, fingir que não existem, mas, sim assumi-los. Por experiência própria, ao agirmos dessa forma, eles podem até não deixar de existir, mas,  param de nos dominar as "entrelinhas" de nossas ações e, consequentemente, conseguimos criar  mecanismos internos para enfrentá-los. Mas se optarmos pela negação, nossas dificuldades emocionais e nossos sentimentos, acabam por se tornar dejetos guardados em nosso interior que passam a nos contaminar de modo subconsciente.

Não estou afirmando que a solução de tal embate seja ficarmos estáticos e deixar nossos afazeres cotidianos de lado, ao contrário – devemos continuar a exercê-los, mas, quem sabe, deixando de vestir, para nós mesmos, a “máscara” do “’Tá tudo bem!’” – essa pode até caber para o próximo, pois não precisamos, e não devemos, ser rudes com aqueles com que interagirmos em virtude de estarmos passando por um momento difícil, mas é preciso sermos  íntegros conosco, com nossos sentimentos. De que forma? Aceitando-os, acolhendo-os, respeitando-os e validando-os.

Por fim, gostaria de partilhar com você a mensagem do Oráculo do Pão que me foi enviada hoje, pela manhã, a qual não poderia ser mais apropriada.

PERSEVERANÇA


Ter a coragem de acreditar e permanecer em seu caminho a despeito das adversidades, 
pois não se vence a angústia fugindo da realidade, das dificuldades, dos problemas, da luta e do sofrimento.

E eu, Cláudia Coelho, estaria sendo relapsa caso não fizesse nenhuma menção à prima mais próxima da Perseverança:

A determinação!




Beijos íntegros, introspectivos, perseverantes e determinados, 
Cláudia Coelho








3 comentários:

fecoelho disse...

Leia Eclesiastes!!!!Um beijo com carinnho!!!Mas leia ele inteiro...

Cláudia Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudia Coelho disse...

Eclesiastes costumava ser meu livro de cabeceira. Preciso voltar a abri-lo, pois apesar de poucos o entenderem ele não poderia ser mais claro quanto ao que é esperado do homem aqui.