sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


ORÁCULO DO PÃO DE 09 DE FEVEREIRO DE 2013


PONTO DE VISTA


Minhas opiniões não são unanimidade nacional e isso não mais me importa; afinal, até Lya Luft é por vezes obrigada a render-se a críticas e explicar-se aos leitores. 

Na realidade, aprecio quando me são oferecidos diferentes pontos de vista sobre um determinado fato, um determinado conceito...  

O debate positivo, a troca de ideias sempre expandem nosso horizonte e visão de mundo. 





O post que publiquei sobre a tragédia de Santa Maria em 01 de fevereiro e a crônica sobre oferecer a outra face, publicada em 28 de janeiro, causaram enorme controvérsia, comoção, debate e polêmica entre meus amigos e colegas de trabalho. Uma das declarações mais contundentes partiu de uma amiga tradutora, cujo ponto de vista vale a pena ser postado e cujo nome prefiro não revelar a fim de preservar sua privacidade:

X: “Bem, Clau, entendo e concordo com o que disse em seu blog de 28 de janeiro - que devemos modelar o bem, cuidar do próximo, respeitá-lo...
No entanto, em seu post sobre a exploração do ocorrido em Santa Maria, você citou alguns exemplos famosos de pessoas intrinsecamente do mal, dois deles certamente psicopatas os quais não têm um perfil biológico semelhante ao nosso. O que esperar de psicopatas, ou pessoas intragáveis? Se a sociedade sempre oferecer a outra face, como conter comportamentos hostis e antissociais que dificultam a vida em grupo?
Acredito que os pais sejam responsáveis por ensinar as regras da boa convivência e do respeito para com o outro e que esse processo demande uns 20 anos de atenção, sete dias por semana. Quanta energia não é gasta para civilizar alguém? No entanto, mesmo assim, muitos de nós não chegam à idade adulta com esses ensinamentos internalizados e, a partir de então, cabe à sociedade preparar o indivíduo para o convívio social. No entanto, caso este não se ajuste ás normas de boa convivência, acredito ser nossa obrigação deixarmos claro nosso repúdio. 
Também sei que  em certas situações é difícil agir, como no caso de um superior irascível do qual você dependa. Mas, não custa tentar pois...




QUEM SABE  VOCÊ  CONSIGA SAIR DA LINHA DE TIRO E
 LIBERTAR OUTROS CONSIGO?

Sou uma pessoa que busca entender meus semelhantes, mas sou intolerante com aqueles que demonstram ter graves falhas de caráter. Não gosto de pessoas que machucam gente inocente, aliás, ninguém gosta. 
Acabei de lembrar-me, sei lá por quê,  de um professor que tive no ensino médio. Não que ele fosse mau caráter, de forma alguma. Mas me lembro de que alguns alunos, dispostos a abandonar o curso, foram falar com o coordenador  sobre seu comportamento, e, também,  que outros professores também estavam, há anos, ‘entalados’ com sua postura arrogante. O que aconteceu no final das contas? Nada.





"Quando será dado um basta à violência e ao assédio moral ?"

Bj.
xxxx

Nenhum comentário: