domingo, 23 de dezembro de 2012


 CRÔNICA DE 23 E 24 DE DEZEMBRO DE 2012

HO, HO, HO!




Em meus cinquenta anos de vida, nunca vi um Natal tão muxoxô  e sem graça como este. Tanto que a foto acima é a única que encontrei para retratar o momento que estou vivendo. 

Não sei se na realidade o desânimo é meu ou se o espírito do Natal está se esvaindo, mas tenho sentido dificuldade em desejar “Feliz Natal!”. Parece-me um tanto  esquizofrênico desejar “Boas Festas” em face ao massacre ocorrido em 14 de dezembro na escola Sandy Hook em Newtown - até então uma pacata cidade na qual 20 crianças e seis adultos,foram mortos à queima roupa-; em face à onda de violência que assola o Brasil; em face às vítimas de tantos desastres naturais; em face ao descaso pela vida - nosso bem mais precioso.

Newtown ficará para sempre marcada pela tragédia, assim como todas as famílias que perderam seus entes queridos de modo brutal. Além disso,  acredito ser estarrecedor o fato de que em um período que deveria representar alegria e solidariedade, muitos sofrem de angústia e solidão, a ponto de,  segundo um estudo da Universidade de Yale, o percentual de suicídios praticamente dobrar durante essa época do ano.  

Portanto, peço que durante as festas de fim de ano, antes de desfrutar da mesa farta com a família, reserve um minuto de silêncio para orar por aqueles que sofreram, e ainda sofrem, a perda de um ente querido; por aqueles que padecem de solidão e agradeça a benção de estar vivo e poder partilhar desse momento com aqueles que lhe são caros.

Mas, caso esteja só, o que às vezes pode ser uma graça, segue uma “receita de bolo” que costuma ter bons resultados. 

Procure: 
Aproximar-se de amigos e familiares, mesmo que estes não sejam próximos;
      Divertir-se, mesmo que sozinho;
      Evitar pensamentos negativos;
      Evitar comparar-se com outros, afinal, tudo na vida é transitório;
      Usufruir dos momentos de solidão, buscando aquilo que lhe dá prazer.

 E, por fim, dê-se um presente: o notebook de seus sonhos, a calça jeans daquela marca famosa ou, quem sabe, um passeio pela praia. 

A escolha é sua. 

Desejo de coração um Feliz Natal a todos vocês e que este celebração os leve a resgatar o Cristo - o Sagrado, o Ungido, presente em todos nós. 

Com amor, 
Cláudia Coelho
   

Nenhum comentário: