terça-feira, 11 de dezembro de 2012



ORÁCULO DO PÃO DO DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2012



Hoje, decidi fazer uma releitura da mensagem transmitida pelo Oráculo do Pão de Magui, pois esta servirá de introdução ao depoimento de minha grande amiga Janaína, enviado em resposta à Reflexão postada neste blog, em 09 de dezembro de 2012. 


ENTREGA 

Confiar na sabedoria da Natureza;
Render-se a seu curso natural;
Abrir-se à dádiva do alimento que ela
tão abundantemente nos oferta;
Abandonar-se.
Aceitar que a Natureza tem seu ritmo próprio;
Assim como a Vida que flui a seu tempo.


Sabedoria Pessoal



Pois, como citado em Eclesiastes 3, 1-22,  
“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou... tempo de guerra e tempo de paz.”


“Cláudia, li o post de 09 de dezembro e gostaria de compartilhar com você um pouco do meu "background". Sou filha de pesquisadores que passaram a vida inteira estudando a natureza e tentando instilar essa ideia na cabeça das pessoas. Meu falecido pai, olha só, fez grandes inimigos há alguns anos ao afirmar que um “certo rio” chamado Taquari não poderia ter seu curso controlado, pelo contrário, com sua “rebeldia” entremearia por onde bem entendesse porque já havia sido destruído pelo homem. Na época, muitos ficaram revoltadíssimos porque alguém teve a petulância de dizer que não temos o poder de controlar a natureza... incrível como nos  achamos poderosos, não? Acreditamos que a natureza sempre se curvará às nossas necessidades e que a nossa tecnologia é o suficiente para dobrá-la. Adoro quando ela mostra que, apesar de acolhedora e "boazinha", ela tem uma "mind of its own", não se rende e é quem realmente manda. Quem perde no final não é ela, como você bem disse, somos nós mesmos. Que ironia...”.


 Foz do Rio Taquari - Pantanal - MS

PS 1: O Rio Taquari mencionado acima é o “Rio Nômade” do Pantanal que sofreu assoreamento (ficou muito raso devido à enorme quantidade de areia no leito em virtude do processo de erosão causado pela intervenção do homem e constantes mudanças em seu curso) e, então, resolveu sair "meandrando" por aí sem lenço e sem documento inundando as áreas mais baixas, tornando o que antes era pasto em brejo alagado levando muitos a perderem suas casas e sustento.
O rio Taquari do Rio Grande do Sul, outra vítima da intervenção do homem, também chora - com suas enchentes, cada vez mais frequentes, que provocam alagamentos nas cidades e nas áreas em seu entorno.


Moradores são resgatados de bote em Montenegro, Rio Grande do Sul: 39 cidades afetadas pelas chuvas. (10/08/2011)



PS 2: Acessem http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-1231-1-19200,00.html, e leiam o relato a respeito da situação do Rio Taquari do Pantanal que fez parte de uma das edições do programa Globo Repórter (infelizmente não possuo a data precisa do programa ou vídeo deste). No entanto, mesmo sem imagens, o texto por si só lhes dará uma ideia da realidade da região. Gostaria de acrescentar que o Professor Osni citado na entrevista é o pai de Janaína - minha querida amiga que com seu desprendimento e boa vontade tanto contribuiu para a realização deste post.  

Nenhum comentário: