terça-feira, 19 de março de 2013



ORÁCULO DO DALAI LAMA DE 19 E 20 DE MARÇO DE 2013


Para manter minha promessa de postar um texto a cada dois ou três dias, havia preparado uma reflexão que, infelizmente, em virtude dos últimos acontecimentos que vivenciei, terá de ser reeditada.
Decidi, portanto, ofertar àqueles que seguem meu blog um texto do Dalai Lama, que me foi encaminhado como mensagem de “Bom Dia!” por minha prima Fernanda em um momento muito especial.

COMO ALCANÇAR A FELICIDADE


Todo tipo de felicidade e de sofrimento pode ser dividido em duas categorias principais: mental e física. Dessas, é a mental que, de modo geral, tem influência maior. A não ser que estejamos gravemente doentes, ou privados de nossas necessidades básicas, a condição física representa um papel secundário em nossa vida. Quando nos sentimos bem, praticamente ignoramos o corpo. A mente, no entanto, registra cada evento, por mais insignificante que seja. Consequentemente, deveríamos nos devotar com esforço diligente à produção da paz mental. A partir de minha própria limitada experiência, descobri que o mais alto grau de tranqüilidade interior vem do desenvolvimento do amor e da compaixão. Quanto mais nos ocupamos com a felicidade alheia, maior é nossa sensação de bem-estar. O cultivo de sentimentos amorosos, calorosos e próximos para com o próximo automaticamente descansa a mente. Isto ajuda a remover quaisquer temores ou inseguranças que possamos ter e, nos dá forças para enfrentarmos quaisquer obstáculos. Essa é a principal fonte de sucesso na vida. Enquanto vivemos neste mundo estamos destinados a encontrar problemas. Se, nessas ocasiões, perdemos a esperança e nos desencorajamos, diminuímos nossa capacidade de encará-los. Se, por outro lado, nos lembramos que não se trata apenas de nós, mas, que todos sofrem, de uma forma ou de outra, criamos uma perspectiva mais realista da vida a qual aumentará nossa capacidade e determinação para sobrepujarmos nossos entraves. Na verdade, ao adotarmos essa atitude, cada novo obstáculo que se apresenta passa a ser encarado como mais uma oportunidade valiosa de aprimorar nossa mente! Portanto ao nos tornarmos gradualmente mais compassivos, ou seja, quando desenvolvemos a genuína empatia pelo outro e nos mobilizamos para ajudá-lo a remover sua dor, percebemos, que paulatinamente nossa serenidade e força interior também aumentam.
Dalai Lama

ADENDO:




Como praticamente tudo na vida tem dois lados, todo o esforço descrito acima de nada valerá caso tenha como propulsor em vez de sentimentos genuínos, motivações egoístas : a ajuda daquele que visa apenas o benefício próprio, a daquele que busca estar com a consciência tranquila após ter cumprido "sua tarefa", a daquele que visa apenas o lucro; não importa qual seja.   

Cláudia Coelho 

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda mensagem. Muito verdadeira.

Bjs. Fabi.

Cláudia Coelho disse...

Nossa, Fabi! Muito obrigada.

Vindo de você é mais do que um elogio!!!

Bjs.
clau