sábado, 2 de março de 2013


ORÁCULO DO ZEN DE 02 DE MARÇO DE 2013


A HISTÓRIA DA XÍCARA DE CHÁ


Dedicada a todos que não abrem mão de ideias preconcebidas


Certo dia, Nan-in, um mestre japonês que viveu durante o período Meiji recebeu a visita de um professor - um homem muito letrado - que veio perguntar-lhe sobre a essência da filosofia Zen.
Nan-in serviu-lhe chá, e mesmo após ter enchido a xícara de seu hóspede até a borda, continuou a verter o líquido.




O professor ficou observando, indignado, a xícara que transbordava, o chá derramado e a dado instante não mais conseguiu se conter e exclamou: “A xícara está cheia! Não há mais como colocar nada dentro dela!”.  

E, então, Nan-in replicou: “Assim como esta xícara, você está “cheio” de suas próprias opiniões, crenças e conjecturas. Como posso mostrar-lhe o Zen sem que antes esvazie seu interior?”.  

Esta história é conhecida por muitos, mas faz parte de uma compilação de 101 histórias zen que pretendo, aos pouquinhos, traduzir e apresentá-las a vocês. 


Com amor e xícara vazia,
Cláudia Coelho

2 comentários:

fecoelho disse...

Sempre peço a Deus que me esvazie para que eu possa receber o novo que vem dele..Que todos os dias prevaleça mais o espírito do que a carne e que com isso sejamos novas criaturas,a cada dia renascendo novamente para novas oportunidades,novas experiências,recebendo uma luz diferenciada, enxergando por outros ângulos,aprendendo,errando mas ao menos tentando....tenha uma boa semana ,com muitas portas abertas ..beijos Fefe

Cláudia Coelho disse...

Fefê, tenho certeza de que inda usarei suas palavras de fé em meus textos.

Bjs e linda semana!!!!!!!