quinta-feira, 28 de março de 2013


BREVE MENSAGEM DE PÁSCOA DE 28 DE MARÇO DE 2013




Meus queridos leitores,
Tenho estado ausente, pois estou trabalhando em um projeto que está demandando grande parte de meu tempo, mas espero logo mais poder compartilhar minhas mensagens com vocês.
Não poderia, no entanto, deixar de desejar uma Feliz Páscoa para vocês e que esta seja um momento de reflexão e renascimento para todos nós.

Beijos reflexivos,

Cláudia Coelho


PS: Leiam abaixo a origem e simbolismo dos ovos de Páscoa (dica para os curiosos: ao passarem o mouse sobre o texto abaixo, algumas palavras aparecerão sublinhadas, de um clique com o botão esquerdo do mouse sobre elas e serão direcionados a um link da wikipedia sobre o tema). 







O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa e uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha ocos, porém em datas diferentes.
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
Os ovos de chocolate tiveram origem com os Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.






Nenhum comentário: